quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Uma reflexão chamada “Vida”

Podemos afirmar que a melhor escola que nos ensina o certo e o errado chama-se “Vida”, por algum tempo imaginava que os nossos pais que nos transmitiam o ensinamento e o conceito de viver, porém ao passar dos anos pude perceber que isto vem conforme o Senhor Tempo nos empurra contra os instantes de vida. A cada instante vivido, se tona parte de uma bela historia, parte de um contexto de vida, onde temos abismos e luzes, que nos remetem a reflexões, uma dádiva concedida a poucos.

Posso afirmar que já errei, e quem nunca errou? Porém tais erros me fazem pensar no que já passou, e não querer voltar ao tempo para corrigi-los, já faz parte do meu passado e do meu presente.

Alguns erros seu gostaria de viver, mas e como costumo dizer:
“São estes momentos que fazem serem os únicos”.

Sei que tenho uma missão aqui neste mundo, ainda não me achei, mas sei que com a ajuda de palavras, gestos e atitudes, serei guiado a algo maior, algo inimaginável, não podemos nos enganar perante a sociedade que rotula e ignora sentimentos e sensações. Teremos de quebrar tabus e preceitos jamais vividos.

Minha alma não pertence à matéria, mas ambas tem de viver em harmonia, como diria o grande poeta:
“Tenho os sentidos já dormentes,O corpo quer, a alma entende.”

A vida e a grande jogada, pois temos de enxergar o que ela deseja dizer com uma pedra no caminho e ou um dia de sol e nuvens, ou como diziam os antigos:
“Nada com uma dia após o outro.”


Temos de fazer uma introspecção e visualizar quem vive no mundo externo e quem vive no mundo interno, só assim saberemos de fato quem somos.


terça-feira, 7 de outubro de 2008

Subjetividade

Nem sempre o desejo nos deixa enxergar as possibilidades que a vida nos traz. Existe algo no mundo da subjetividade que nos relacionam entre o mundo intimo (interno) e o social (externo), fazendo com que esta conjunção nos marque com suas crenças e valores culturais. Podemos relacionar o desejo e a subjetividade. Entre milhares de combinações imperfeitas, em ambos os mundos, porém de todas elas, encontramos uma única combinação que é de fato, a construção de uma historia, onde os momentos nos marcam para o resto de nossas vidas. Momentos únicos, de sentimentos, pensamentos e emoções.

Tais fusões nos fazem viver o momento como se fora o ultimo, e estes são os melhores. Uma vez alguém me disse uma frase que hoje faz todo o sentido: “De tempo ao tempo...”, e posso dizer que isto e a mais pura verdade. Pois quem não se lembra daquele amor de escola que anos depois você reencontra, aquela pessoa que lhe detestava, lhe veja com outros olhos, enfim, não sabemos de nada, mas posso garantir que o dia de hoje estou vivendo e quero que ele faça parte da minha historia, pois o ontem já faz e o amanha não posso saber, mas como diria Chicó (vide auto da compadecida): “Num sei, só sei que foi assim...”.

Com o tempo vocês iram perceber que gosto muito Legião Urbana e Renato russo, pois cito mais um trecho de musica para este momento:

A Cruz e a Espada

...
Agora eu vejo,
Aquele beijo era mesmo o fim
Era o começo
E o meu desejo se perdeu de mim
...

Ou seja, um simples beijo pode derrubar uma barreira existente em um relacionamento e abrir precedentes sem o minimo de arrependimentos ou desilusões.

Vou ficando por aqui e até o proximo post.

http://www.youtube.com/watch?v=C13Bf8I04zY

sábado, 4 de outubro de 2008

Recomeçar

Não importa onde você parou,
em que momento da vida você cansou,
o que importa é que sempre é possível
e necessário "Recomeçar".

Recomeçar é dar uma nova
chance a si mesmo.

É renovar as esperanças na vida
e o mais importante:
acreditar em você de novo.

Sofreu muito nesse período?
Foi aprendizado.

Chorou muito?
Foi limpeza da alma.

Ficou com raiva das pessoas?
Foi para perdoá-las um dia.

Acreditou que tudo estava perdido?
Era o início da tua melhora.

Recomeçar!
Hoje é um bom dia para começar
novos desafios.

Onde você quer chegar?
Sonhe alto,

queira coisas boas para a vida.
pensamentos assim trazem para nós
aquilo que desejamos.

Se pensarmos pequeno,
coisas pequenas teremos.

E é hoje o dia da Faxina Mental.
Jogue tudo fora.

Mas, principalmente,
esvazie seu coração.

Fique pronto para a vida,
para um novo amor.

Afinal de contas,
nós somos o "Amor".

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Razão X Emoção

Nossos caminhos, quase sempre são norteados por sentimentos diversos que, em resumo, traduz o quanto às emoções podem influenciar e interferir em nossas decisões. Em contrapartida, a racionalidade é um instrumento quase matemático na escolha de uma ou outra opção.

Felizmente a razão e a emoção conseguem estar completamente dissociadas entre si. Digo felizmente, porque considero potencialmente perigoso uma decisão tomada baseada em apenas um aspecto, sem o balanceamento do outro.

Talvez o ideal fosse um equilíbrio entre o racional e o emocional, com pequenas oscilações para um ou outro lado.

Freqüentemente nos deparamos com situações que exigem uma escolha e uma posição clara sobre o fato. Muitas vezes no ímpeto da emoção, fazemos coisas sem avaliar o desfecho futuro que tal ato pode desencadear o que com freqüência acontece de forma danosa.

Na verdade, a emoção é o diferencial da espécie humana em relação aos outros animais e por mais que tentamos, não conseguimos de forma alguma deixá-la de lado. Se isso acontecesse, deixaríamos a nossa condição humana e passaríamos a agir apenas por instinto.

Em contrapartida, a razão é mais responsável, a meu ver, pelas formas de amar, visto que, uma pessoa com firmes convicções, sejam elas de cunho religioso, cultural ou qualquer outro, não deixará a emoção do momento sobrepor-se a isso.

Também a razão tem muito a ver com o aprendizado de cada um, e isso pode tornar-se, em alguns casos, algo bastante individual e particular.

Isso não significa dizer que a razão de um é menos ou mais importante que a de outro, apenas que tem pontos de vista diferentes e que cada um deve ser respeitado.

Razão e emoção devem, sempre que possível, andar o mais próximo entre si na busca de acontecimentos prazerosos, sempre com responsabilidade e senso critico para não ter seu futuro prejudicado por ações impensadas.